Como programar a sua rotina diária de forma a ter tempo disponível para fazer cursos online

Posted by on Março 21, 2022 in Blog | 0 comments

O advento da internet colocou à disposição de toda e qualquer pessoa uma oferta variada de cursos online que podem ajudá-lo a melhorar as suas habilidades e competências de modo a que consiga alcançar as suas metas profissionais.

No entanto, para aqueles que já têm grande parte do seu tempo ocupado com responsabilidades profissionais ou familiares, arranjar o tempo necessário para fazer um curso online pode revelar-se um verdadeiro desafio.

Felizmente, existem técnicas que poderá adotar para tentar organizar mais eficazmente a sua rotina diária, ficando assim com tempo suficiente disponível para se dedicar ao curso online desejado.

Como programar a sua rotina diária de forma a ter tempo disponível para fazer cursos online

Visualize o que pretende retirar do curso online

Antes de organizar o seu tempo em torno do mesmo, é importante desenvolver a motivação necessária para se manter fiel a esse objetivo. A melhor forma de consegui-lo é através de uma pequena introspeção sobre o porquê de querer fazer esse curso online. Será para progredir na carreira? Conseguir um ordenado melhor? Trabalhar naquilo que o faz mais feliz? Pense em todas as coisas boas que poderá vir a retirar do curso e utilize-as como motivação para se manter o mais focado e dedicado possível.

Crie uma agenda e escreva o que pretende fazer

Colocar as coisas por escrito é uma boa forma de se manter focado e motivado, uma vez que será uma lembrança constante daquilo que tem de fazer. Crie uma lista de tarefas diárias, arranje forma de inserir o curso online na mesma, e consulte-a diariamente. A partir daqui, só terá de tentar seguir à risca a programação delineada por si. Ter uma agenda bem organizada é um passo essencial para administrar eficazmente o seu tempo.

Faça uma lista de tudo o que lhe consome o tempo e remova o desnecessário

Ainda que haja muitas tarefas das quais não pode prescindir, a realidade é que o mais provável é que haja muita coisa que lhe consome tempo precioso, que poderia ser redirecionado para algo mais produtivo como por exemplo fazer um curso online. A melhor forma de arranjar tempo para o curso que pretende fazer é tentando cortar ao máximo em tudo aquilo que não é essencial: redes sociais, videojogos, youtube, televisão. Basicamente, tudo aquilo com o qual não precise obrigatoriamente de perder tempo. A maior parte das pessoas perde horas diariamente com atividades das quais pouco valor retiram. Tudo o que tem de fazer é converter as inutilidades do seu dia-a-dia em tempo de estudo.
 
formação online financiada

Aproveite as pequenas pausas

Uma forma eficaz de espremer da melhor forma possível o seu tempo é aproveitando todos aqueles momentos em que não está a fazer nada de importante para estudar nem que seja um pouco. Pausa para o almoço? Talvez possa almoçar enquanto lê algo relacionado com o curso. Uma ida mais demorada à casa de banho? A mesma coisa. Uma viagem de autocarro? Em vez de ouvir música, aproveite para estudar um pouco. Embora não possa parecer irá conseguir facilmente injetar uma horinha extra de estudo no seu dia a dia simplesmente aproveitando todas as pausas que tiver.

Escolha a melhor hora e local 

Sempre que escolher uma hora para estudar, desligue tudo aquilo que possa representar uma distração para si. Escolha um local calmo e um horário relaxante, onde possa focar-se a 100% no seu curso. Esta simples metodologia permitir-lhe-á progredir muito mais rapidamente no seu curso.

Para terminar aproveito para informar que pode consultar ofertas de cursos online gratuitos em Portugal na secção “E-learning” aqui do site Cursos Financiados.

Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então registe-se gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.