Cursos online gratuitos com certificado em Portugal 2023 | Saiba como encontrá-los

Posted by on Março 3, 2022 in Formação Financiada E-Learning | 0 comments

Neste artigo vou mostrar onde pode encontrar cursos online gratuitos com certificado em Portugal e também vou falar sobre as NUTS de Portugal (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos). É importante que tenha alguma noção sobre estas divisões regionais do território português para que saiba a qual região você pertence de modo a consultar corretamente os cursos em que poderá inscrever-se.

Então se está à procura de cursos gratuitos com direito a certificado e que podem ser frequentados a partir de casa pela internet, pode consultar as
ofertas de cursos e-learning aqui no site Cursos Financiados.

Aqui no site CURSOS FINANCIADOS existe uma secção especialmente dedicada aos cursos e-learning e na qual as ofertas estão divididas por regiões:
Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas (Açores e Madeira).

Isto acontece porque os cursos são financiados por diferentes programas de financiamento do Estado Português (sendo que esses programas de financiamento são direcionados a regiões específicas), e por isso para poderem participar nos cursos, os candidatos têm que residir nessas mesmas regiões.

Para ver as ofertas disponíveis para cada região apenas tem que clicar no respetivo link que está disponível na barra de navegação.

Por exemplo se reside na região norte pode ver as ofertas destinadas ao “Norte de Portugal”, “Norte Centro e Alentejo” e também “Portugal Continental Madeira e Açores”.

Abrindo as publicações aqui do site poderá ver quais são os cursos disponíveis, as condições de acesso e no final de cada publicação também poderá ver os contactos da entidade formadora responsável – e são esses contactos que deverá usar caso queira inscrever-se nalgum dos cursos ou obter mais informações.

cursos online gratuitos com certificado Portugal







Avançando agora para a questão das NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos), vou-me focar no NUTS 2 – constituído por sete regiões, das quais cinco no continente e ainda os territórios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

É importante que tenha alguma noção sobre estas divisões regionais para que saiba a qual região você pertence de modo a consultar corretamente os cursos em que poderá inscrever-se.

Então para poder frequentar os cursos destinados à região norte terá que residir numa destas regiões NUTS 3: Alto Minho, Cávado, Ave, Área Metropolitana do Porto, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Douro ou Terras de Trás-os-Montes.

Para poder frequentar os cursos destinados à região Algarve tem que residir no Algarve.

Para poder frequentar os cursos destinados à região Centro terá que residir numa destas regiões NUTS 3: Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Viseu Dão-Lafões, Beira Baixa, Médio Tejo ou Beiras ou Serra da Estrela.

Os cursos destinados à Área Metropolitana de Lisboa são apenas para residentes na Área Metropolitana de Lisboa, sendo que esta área engloba 18 municípios divididos pelas duas margens do rio Tejo. Assim sendo terá que residir num dos seguintes municípios: Alcochete, Almada, Barreiro, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sintra, Sesimbra, Setúbal ou Vila Franca de Xira.

Para poder frequentar os cursos destinados à região do Alentejo terá que residir numa destas regiões NUTS 3: Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Lezíria do Tejo, Alto Alentejo ou Alentejo Central.

Depois temos ainda as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

 

Aqui no site CURSOS FINANCIADOS são também apresentados cursos online gratuitos com certificado para a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

A região de Lisboa e Vale do Tejo, também denominada Estremadura e Ribatejo, é uma região (CCDR) de Portugal, que compreende integralmente o Distrito de Lisboa, quase a totalidade do Distrito de Santarém, cerca da metade do Distrito de Setúbal, e cerca de um terço do Distrito de Leiria.

Compreende 5 sub-regiões:

Grande Lisboa
Lezíria do Tejo
Médio Tejo
Oeste
Península de Setúbal

Assim sendo, para poder participar nos cursos para Lisboa e Vale do Tejo terá que residir numa destas 5 regiões.

 

Para terminar deixo abaixo um vídeo que explica todos os detalhes que foram abordados neste artigo:








Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então registe-se gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo:






0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como programar a sua rotina diária de forma a ter tempo disponível para fazer cursos online - Cursos Financiados - […] advento da internet colocou à disposição de toda e qualquer pessoa uma oferta variada de cursos online que podem…

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe-se gratuitamente para receber as novidades no seu E-mail:

Nome
Email
E-mail Marketing por TrafficWave.net

Sucesso!