Ensino profissional contribui para a diminuição do abandono escolar em Portugal

Posted by on Agosto 27, 2010 in Cursos Financiados | 0 comments

Segundo dados revelados em 2009 pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – Portugal é o país com piores resultados no que toca ao abandono escolar (entre os 30 estados membros).

Em Portugal existe um grande número de jovens que abandonam a escola prematuramente, não concluindo por isso o ensino obrigatório. De acordo com os dados da OCDE, apenas 73% dos jovens até aos 24 anos concluiu o 12º ano (ensino secundário), ou seja, a taxa de abandono escolar em Portugal continua muito acima da média europeia.

Apesar disso, os dados revelam sinais positivos uma vez que a taxa de abandono tem vindo a diminuir significativamente, e acredita-se que nos próximos 5 / 6 anos irá diminuir ainda mais, atingindo valores semelhantes aos da média europeia.

Para esta diminuição do abandono escolar muito tem contribuído o ensino profissional – ensino alternativo ao ensino secundário normal – que tem cativado muitos jovens que de outra forma já teriam desistido de continuar os estudos.

Após o 9º ano, os jovens podem escolher de entre uma série de alternativas ao ensino secundário normal:

– cursos profissionais

cursos de educação e formação (cef)

– ensino recorrente

– ensino artístico e especializado

– cursos de aprendizagem

cursos de especialização tecnológica (cet)

Desta forma, sentem-se muito mais motivados porque estão a aprender aquilo que gostam e a tirar uma certificação profissional que lhes permitirá melhores condições de acesso ao mercado de trabalho.




Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então registe-se gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo:



Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe-se gratuitamente para receber as novidades no seu E-mail:

Nome
Email
E-mail Marketing por TrafficWave.net

Sucesso!