Acabei de concluir o 9º ano! E agora?

Posted by on Junho 11, 2010 in Artigos | 10 comments

O caminho que se escolhe para continuar os estudos a seguir ao 9º ano marca irremediavelmente o futuro profissional dos jovens.

Nesta idade existem muitos estudantes que não estão devidamente informados sobre as opções existentes e por isso ignoram oportunidades que poderiam mudar o seu futuro.

Antes de mais há que ter conta que após a conclusão do 9º ano há basicamente 2 vias para continuar os estudos:

– ensino secundário geral

– ensino profissional (cursos tecnológicos e escolas profissionais)

A escolha mais acertada depende daquilo que o jovem pretende fazer após concluir o 12º ano.

 

CASO 1:

Se o estudante pretende acabar o 12º ano e de seguida ingressar no mercado de trabalho, então a melhor opção é ingressar no ensino profissional. Neste caso, o jovem obterá uma dupla certificação: diploma de 12º ano + certificado profissional de nivel 3. No fundo, trata-se de um percurso formativo 2 em 1, em que os estudantes frequentam o ensino secundário e ao mesmo tempo aprendem uma profissão.

Com uma qualificação profissional deste tipo torna-se muito mais fácil arranjar trabalho após concluir o 12º ano, do que apenas com o ensino secundário geral. Além disso, se desejar seguir para o ensino superior também o poderá fazer.

 

CASO 2:

Se o estudante pretende acabar o 12º ano e seguir para um Curso Superior, então a melhor opção será o ensino secundário geral. Desta forma, os estudantes podem dedicar 100% do seu tempo aos estudos e assim será mais fácil tirar boas notas, de forma a acabar o secundário com boa média para conseguirem entrar no curso superior que pretendem.

 

Pense bem no que pretende para o seu futuro e faça a escolha certa!

Quer receber as nossas actualizações directamente no seu email? Com as datas e locais de futuros cursos? Então insira o seu email abaixo:

NOTA: Não se esqueça de clicar no link de confirmação que irá receber.

10 Comments

  1. Boas, antes demais gostaria de dizer que achei bastante interessante a breve explicação sobre aquilo que é realmente a uma das maiores dúvidas que nós enquanto jovens que terminaram o 9º Ano nos colocámos. Indo agora direto ao assunto, gostaria de expor a minha situação de modo a obter de vocês a melhor recomendação possível. Chamo-me Ivan, sou um jovem com 20 anos de idade e tenho o 9º Ano concluído, vivo em Almada e gostaria de prosseguir com os estudos, e posteriormente entrar mesmo na faculdade. O meu objectivo até conseguir entrar para faculdade de direito passa por concluir o 12º Ano de forma a que tenha uma base sólida que me permita alcançar o máximo ( notas )pois sou uma pessoa bastante ambiciosa. Neste momento da minha vida não tenho condições que me permitam debruçar-me a 100% nos estudos, embora fosse essa a minha principal vontade, quero com isso portanto conseguir fazê-lo se possível com alguma ajuda de forma a conseguir suportar aquilo que são as minhas necessidades e não vaidades.

    Despeço-me atenciosamente esperando uma resposta da vossa parte.

    Obrigado.

  2. E para quem já terminou o 12º ano? Alguém sabe da existência de alguns cursos como os deste tipo?
    Obrigada.

  3. Boa tarde Sara,
    para quem terminou o 12º ano existem os CET – cursos de especialização tecnológica.

    Consulte em: http://marketingsucesso.com/formacaofinanciada/category/cursos-cet/

  4. Acho muito interessante este post, mas tenho a dizer que cursos profissionais sao uma ilusao, no fundo, neste momento esta mau para todos, mas quem pensa que indo para o profissional tem emprego garantido desengane-se ..
    A estimativa e’ de 1/20 conseguir trabalho e por vezes nem esse 1, tambem depende da empresa onde se faça o estagio etc, mas e’ mais viavel um curso prosseguimento de estudos 😉

  5. Olá Sara,
    obrigado pelo seu comentário. É verdade que neste momento estamos a atravessar momentos difíceis e as oportunidades são poucas, no entanto, existem escolas profissionais e cursos com altas taxas de empregabilidade mesmo nestes tempos de crise.

    É uma questão de cada pessoa se informar devidamente sobre isso antes de escolher o curso.

  6. Ola sou uma jovem de 17 ano e gostaria de saber,tenho o 9ºconcluido e gostava de deixar os estudos e arranjar trabalho será que posso trabalhar?

  7. Olá Ana,
    sim, podes trabalhar.

  8. boa tarde
    o meu nome e sara tenho 24 anos, alguns anos tive de deixar os estudos para trabalhar, fiquei com o 9ano mas gostava de vltar a estudar. mas nao tenho finanças para estudar. preciso de ajuda, ou de algum apoio para seguir o caminho que desejo.

  9. Boa tarde Sara,
    no teu caso a melhor solução deverá ser frequentar um curso efa.

  10. Boa tarde,
    Andei no secundário geral e deixei por fazer 2 disciplinas, fisica e quimica 11º e matemática 12º.
    neste momento queria arranjar um emprego para matar o tempo e para conseguir alguma experiência.
    Contudo, com o 9º é dificil mas também gostaria fazer algum curso que seja fiável e que tenha alguma luz no final do túnel.
    Gostaria de saber quais as suas sugestões
    Obrigado

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *